Características e aplicações do R1234yf.

O gás refrigerante R1234yf é um HFO que substitui o R134a nos equipamentos de ar condicionado dos novos modelos de automóveis. Como todos os refrigerantes HFO, não danifica a camada de ozono. Possui ótima estabilidade térmica e química, baixa toxicidade e é ligeiramente inflamável, além de ter excelente compatibilidade com a maioria dos materiais. A sua classificação de segurança é A2L grupo L2.

É miscível com óleos sintéticos poliolésteres (POE) e polialquilenoglicóis (PAG), pelo que se deve utilizar sempre com este tipo de óleos.

É utilizado no ar condicionado de novos modelos de automóveis. Também é usado nos refrigeradores (chillers) do setor industrial e comercial.

odas as máquinas de ar condicionado para o gás R1234yf que saem para o mercado atualmente, devem corresponder à norma SAE Standard J2843. Esta norma obriga as máquinas a ter algumas características, tais como:  Recuperar pelos menos 95% do gás do sistema de ar condicionado; Os filtros devem ter a capacidade de 150kg; Possuir uma porta USB para ligar um identificador de gás ou um indentificador de gás incorporado; Não recarregar o sistema de ar condicionado se detetar uma fuga.

A partir de 2017 todos os carros produzidos utilizam o gás R1234yf.

A indústria automóvel começou a introduzir o gás R1234yf nos sistemas de ar condicionado automóvel desde 2011.

Todos os veículos produzidos a partir de 2017 possuem o gás R1234yf.

O gás R1234yf é muito mais amigável para o ambiente do que o gás R134a.

Um dos principais fatores que levou à alteração do gás nos veículos automóveis, foi o facto de o gás R134a ser muito prejudicial para o meio ambiente, e com o aumento da preocupação global relativa às questões ambientais, o gás R134a começou a ser substituído em alguns modelos de veículos em 2011, dando lugar ao gás R1234yf.

As especificações de um equipamento concebido para o gás R134a, não são as mesmas do que para o gás R1234yf.

Todas as máquinas de ar condicionado para o gás R1234yf que saem para o mercado atualmente, devem corresponder à norma SAE Standard J2843. Esta norma obriga as máquinas a ter algumas características, tais como:

  • Recuperar pelos menos 95% do gás do sistema de ar condicionado;
  • Os filtros devem ter a capacidade de 150kg;
  • Possuir uma porta USB para ligar um identificador de gás ou um identificador de gás incorporado;
  • Não recarregar o sistema de ar condicionado se detetar uma fuga.

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